Wednesday, January 31, 2007

CAIXA BI elege cinco top-picks para 2007

O Caixa Banco de Investimento elegeu para este ano cinco top picks no respectivo anuário. Para o Banco de Investimento o BCP, a Cimpor, a Galp Energia, a Ibersol e a Portucel são acções preferidas para 2007:

- BCP – Target price – 3.15 EUR

- CIMPOR – Target price – 6.40 EUR

- GALP ENERGIA – Target price – 7.15 EUR

- IBERSOL – Target price – 11.90 EUR

- PORTUCEL – Target price – 2.80 EUR

Monday, January 29, 2007

NOVAS PLATAFORMAS DE TRADING

OREYITRADE

O Saxobank prossegue a sua iniciativa de entrar no mercado Português por via de acordos de partilha de conteúdos e disponibilização de plataforma de negociação online.

É o caso de mais esta parceria, com o Grupo Orey em www.oreyitrade.pt onde se promete a “melhor plataforma multi-produto”, “acesso a mercados globais”, “gestão integrada de risco”, “capacidade de alavancagem” e “pricing”.

A iTrade alarga agora as possibilidades de escolha, embora a nível global seja uma situação idêntica ao serviço da LJ Carregosa embora sem as economias de experiência da sociedade financeira mais antiga de Portugal, também eles com um acordo de partilha de conteúdos via www.carregosatrader.pt e com a complementaridade do www.ljcarregosa.pt bem como pelo facto de se tratar de uma instituição com 173 anos de história e promessa de transformação em banco com internacionalização.




CAfuturos

Para os mais atentos em www.cafuturos.pt temos mais uma plataforma de trading em futuros, pertencente à Caixa de Crédito Agrícola e sendo uma ferramenta adicional na transformação da forma de interacção da instituição com os investidores.

A confirmar o potencial de crescimento das transacções via CAfuturos pela observação das estatísticas mensais da www.cmvm.pt .

Já estava disponível o www.netinvest.pt vocacionado para o trading online de acções.

Sunday, January 28, 2007

SITE WWW.BONSINVESTIMENTOS.COM

O bonsinvestimentos.com é um site de informação financeira, especializado na área de mercados financeiros e com actualização de conteúdos regular. O maior destaque vai para a Newsletter produzida mensalmente e que pode subscrever de forma gratuita.

O seu autor foi colocado em destaque no Expresso de Economia, de nome André Ribeiro de 29 anos, também gestor de activos:

“Cresceu a ouvir falar dos investimentos da avó na Bolsa de Hong Kong e cedo percebeu que podia ganhar dinheiro no mercado de capitais. Começou a investir aos 15 anos, diversificou investimentos e viciou-se. A abertura de um hipermercado Continente em Coimbra levou-o a olhar, e mais tarde investir, na Sonae. Passou a admirar Belmiro de Azevedo, a quem escreveria uma carta aos 18 anos, propondo-se para trabalhar na Sonae. Qual não foi o espanto quando foi chamado a uma reunião em que pôde conhecer o empresário. Belmiro mandou-o estudar – disse-lhe que ainda tinha de comer muitas papas de serrabulho – mas deixou-lhe a porta aberta.

Estudou Gestão em Coimbra e a partir de Barcelona, onde vive, trabalhou nas relações com o investidor numa multinacional. Hoje gere carteiras e tem o sítio www.bonsinvestimentos.com. “

06/01/2006

Saturday, January 27, 2007

PEQUENAS CORRETORAS PORTUGUESAS

Em artigo recentemente publicado no Expresso, a actividade de corretagem foi examinada, sendo que os operadores neste segmento têm sido imaginativos para conseguir sobreviver à dependência dos grandes grupos financeiros.

Os que sobrevivem têm de mudar:

À ESPERA DE SER BANCO

LJ Carregosa é a casa financeira mais antiga da Península Ibérica, cujas origens remontam a 1833. Durante anos dedicou-se apenas à corretagem. A queda das margens neste negócio levou-a a diversificar, apostando na gestão de patrimónios. No ano passado decidiu transformar-se em banco. Até 2001 a empresa teve bons resultados mas depois, entre 2001 e 2003, teve prejuízos por causa da crise que se abateu sobre as bolsas. 2004 beneficiou da venda da participação na Euronext sendo que a partir de então conseguiu regressar aos lucros, beneficiando, no ano passado, do excelente ano em termos de mercado de capitais, segundo o Administrador Pedro Duarte.

A empresa aguarda apenas a autorização do Banco de Portugal após ter feito dois aumentos de capital que lhe permitiram ficar com os capitais mínimos para se transformar em banco. O novo banco Carregosa será o resultado da fusão de três sociedades (entre as quais a gestora de patrimónios Personal Value) e quer ir longe: já admitiu ter interesse em estar presente em Espanha, Angola e Brasil.


CORRETORA SENSAÇÃO

A maioria do capital da Lisbon Brokers pertence a dois accionistas: Francisco Marques Pereira (49.5%) e António Mardel Correia (32%) estando o restante nas mãos de pequenos investidores. Em 2005 os lucros atingiram os 127.6 mil euros tendo subido, nos primeiros nove meses do ano passado, para 1.4 milhões de euros. A nível de volume de negócio a empresa chegou aos 4.2 milhões de euros em 2005, aumentando no ano passado para os 5.1 milhões. Os principais clientes são institucionais, fundos de investimento e “hedge funds”. Os clientes particulares que nos últimos meses aumentaram o seu peso na carteira de clientes são ainda um segmento de mercado residual.

À CONQUISTA DO PAÍS

A Golden Assets nasceu em Abril de 2000 na área da gestão de patrimónios, dedicando-se à gestão de carteiras por conta de terceiros e à prestação de consultoria no investimento em valores mobiliários. Três anos mais tarde alargou a actividade à corretagem. É liderada por Fernando Pereira, principal accionista, e a partir do Porto, onde está sedeada, tem-se expandido para outras zonas do país. Em 0006 abriu uma representação em Lisboa e está também a tentar entrar em Espanha. Entre a gestora de patrimónios e a corretora tem mil clientes. O montante gerido atinge os 50 milhões de euros sendo que até ao final do ano a empresa espera duplicar este valor.

COM UM PÉ EM ESPANHA

Actualmente com 400 clientes activos a DIF mudou de mãos em Dezembro de 2002 quando Pedro Lino, actual presidente, actual presidente, assumiu a maioria do capital ao comprar 52% da Emerging Trade, que controla 60% da empresa. Os restantes 40% pertencem a accionistas do Norte. 2006 foi o primeiro ano com lucros desde 2000 – cerca de 100 mil euros. A partir de 2003 a DIF viu-se obrigada a alterar o modelo de negócio, evoluindo para as transacções via Internet, o que fez baixar os custos. A empresa tem acordos com gestores de carteiras que captam negócio para a corretagem. E está a tentar alargar a sua actividade para Espanha, onde vai abrir uma sucursal.



Restantes Operadores

A Finanser é outra das empresas que têm apostado em diversificar a sua actividade. A ideia é manter a área de corretagem mas entrar também na gestão de activos e no “corporate finance”, através de prospectores que identifiquem oportunidades de transacções empresariais.

No mercado português existem ainda outras empresas independentes como a Intervalores, Atrium Investimentos, Luso Partners ou a Ok2Deal, que inicialmente estava ligada à Personal Value.

Ver mais em Expreso ou procurar pelo autor na área de Economia - Pedro Lima.

06/01/2006

Saturday, January 20, 2007

ETF TRENDS - investment bankers

"Why not an exchange traded fund (ETF) that focuses on investment bankers, brokers and financial exchanges? After all, they are the wheels on the investment bandwagon. iShares Dow Jones U.S. Broker-Dealers (IAI) focuses on just these type of companies. Donald H.Gold of Investor's Business Daily points out most of the stocks in this fund are from two groups: Finance-Investment Bankers and Financial Services Misc. The top holdings include Merrill Lynch (MER), Goldman Sachs (GS), Morgan Stanley (MS), Lehman Brothers (LEH) and Chicago Mercantile Exchange (CME). IAI is 10 months old and has been riding it's 10-week moving average higher since mid-September. "

See more at ETF TRENDS

Thursday, January 18, 2007

EUROMONEY AWARDS OF EXCELLENCE 2006

PORTUGAL

Por cá o Santander continua a ser o banco que mais impressiona a Euromoney. Consegue ser altamente lucrativo e altamente apreciado pelos clientes. No ano passado o volume de negócio cresceu 10.1%, com o crédito a crescer 13%. O rácio Cost to Income foi de 43.3% e o Return on Equity atingiu o impressionante 23.9%.

Best Bank - Santander Totta
Best Debt House - Merrill Lynch
Best Equity House - Caixa BI
Best M&A House - Santader Negócios


WESTERN EUROPE

O crescimento do BNP Paribas para um dos maiores players da banca europeia está completo. Hoje o banco francês já tem mais do que os produtos de primeira classe do mercado de capitais e mais do que uma boa posição no mercado francês. Agora é mesmo global.

Best Bank - BNP Paribas
Best Investment Bank - Deutshe Bank
Best Debt House - Barclays Capital
Best Equity House - Credit Suisse
Best M&A House - Lehman Brothers
Best at Cash Management - Citigroup
Best at Investor Services - ABN Amro
Best at Project Finance - Royal Bank of Scotland
Best at Risk Management - BNP Paribas


GLOBAL BEST BANK - Société Générale

Segundo a Euromoney, já é tempo dos investidores saberem da incrível performance deste banco, resultado de uma abordagem simples onde a banca de retalho e de investimento se completam numa única força.

Ver mais em EUROMONEY.COM

Wednesday, January 17, 2007

FIRST - Revista mensal do Citigroup

É nova a FIRST, uma revista mensal que para além de ser um instrumento de marketing sobre os produtos CITIwarrants, permite também um primeiro contacto com a indústria e com os lideres do mercado.

Vale a pena dar uma olhadela em FIRST - CITIGROUP

Monday, January 15, 2007

Promoção na BOURSORAMA

Zero frais de courtage sur les warrants Commerzbank avec Boursorama !

OPERATION EXCEPTIONNELLE :

Si vous etes resident français et client Boursorama Banque, Commerzbank vous rembourse du 11 janvier au 2 mars 2007 inclus vos frais de courtage sur tous les warrants Commerzbank cotes sur Euronext Paris lors de la durie de l'operation.

Best financial blogs

The best blogs

1. Seeking Alpha -- This is a good place to start blogging, because it's essentially a collection of different blogs. The site provides links to everything from analysis of media and Internet stocks to investing in China. The "Sound Money Tips" link offers simple financial strategies for every day life, from buying versus leasing a car, to selling a home without a realtor.

2. The Asset Allocator! – This site's "SmorgasBoard" section provides a handful of links, each day, to articles on top business stories, and that's just the beginning. Hundreds of links are posted for various categories. They include everything from corporate blogs, top business news sites, U.S. Government office sites, and investment resources. This site is not about original content, but rather one-stop shopping for financial information.

3. CANSLIM Investing - Yes it's a long web address, but also worth bookmarking. This site contains many easy to read pieces on stock suggestions, chart analysis, and market commentary using the CANSLIM approach to investing. (The seven letters each stand for an investing criteria, for example, "L" represents choosing an industry leader over a laggard.)

4. The Kirk Report – The site is written by an individual investor, Charles E. Kirk, who promises more food for thought than blind recommendations, and delivers on that promise. Viewers can sign up for a free, weekly e-mail newsletter. And unlike many financial blogs, the site is ad free!!

5. Big Ben's Investing Blog - This site, although anonymous, is called Big Ben's Finance and Investing Blog. There's good, specific information on certain stocks here, including profit expectations and results. Other recent standout posts include advice on finding an online stock broker, and specs and photo of a new Motorola device reportedly in the works.

6. The Thinking Bull - This anonymous site offers a compilation of online financial articles. The screen is split between articles on trading and investing, and it's a useful stop for articles on various investing strategies.

7. Random Roger's Big Picture – This is a good site for investors looking for investing ideas beyond U.S. stocks. Author Roger Nusbaum is an investment advisor representative for Your Source Financial. His posts include insightful commentary on recent print articles and televised financial segments, and so give readers more than one view point on a topic. His writing style is very down to earth, it feels like you're reading personal letters from your neighbor.

8. Footnoted.org – Author Michelle Leder is a veteran financial journalist who has published a book on spotting red flags in corporate documents ("Financial Fine Print: Uncovering a Company's True Value.") The site's subject matter is in the same, investigative vein, setting the site apart from other blogs. Visitors can search for information by company name, and thus make a quick and easy stop here to find corporate dirt and other tidbits.

9. Stock and commodity trading – This anonymous site is technically oriented, covering day to day stock market activity, gold and currency markets. Interesting links like 'coin stories' (includes posts about coins during the era of Alexander the Great, a 17th century coin with a UFO like design) are fun to read.

10. Thinkblog - This is from ThinkEquity Partners, a research and investment banking company. It's of the more straight and sophisticated blogs around, with high quality commentary from CEO Michael Moe and other luminaries. There are also dozens of links to the brightest minds in business, from economist Larry Kudlow of CNBC fame, to tech writer Walter Mossberg at the Wall Street Journal.


Artigo retirado do CNN Money

Portugueses escolhem banco pelo atendimento

Referido por 29,1 por cento dos residentes no Continente com 15 e mais anos, num banco, o aspecto mais importante é o atendimento. Informar com clareza e ser de confiança são também aspectos valorizados, mas menos intensamente: são referidos por 17% e 16,7%, respectivamente. Quase dois terços dos portugueses (63,2%) consideram que estes três aspectos são os mais importantes num banco.

Outros aspectos obtêm menores referências, como as taxas de juros nos empréstimos (8,3%), a eficiência (7,2%), a solidez (3,9%), as taxas de juros nos depósitos (3,6%) e os produtos e serviços (2,2%).

Estudo da Marktest in Agencia Financeira

Friday, January 12, 2007